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A Influência da Cor de Loja no Comportamento de Compra por Impulso

Aluno: Nuno Maria De Almeida Mendes Rosado Pereira


Resumo
Os comportamentos de compra por parte dos consumidores têm merecido a atenção de muitos investigadores. De entre esses tipos de comportamentos, os que envolvem compras por impulso, assumem particular relevância devido ao peso que possuem em diversas áreas de negócio, como o retalho. Na procura de melhor compreender este tipo de fenómeno, o ambiente de loja e os respetivos estímulos ambientais surgem frequentemente como fatores a ter em conta na persecução desse objetivo. Este estudo, incidirá na influência do estímulo cor, como elemento ambiental, na ocorrência de compras por impulso e no peso que o estado emocional do individuo terá nessa relação. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa, tendo um propósito exploratório. O principal instrumento de recolha de dados foi um questionário online, para o qual se obteve um total de 191 respostas. No seu preenchimento, os inquiridos responderam a questões sobre 1 de 3 imagens de lojas distintas, consoante a respetiva operadora de telecomunicações. Sendo que cada loja possuía uma cor predominante diferente: azul (cor fria), branco (cor neutra) ou vermelho (cor quente). Os resultados deste estudo, apontam para uma capacidade de influência das cores neutras e quentes sobre estados emocionais baseados no Prazer e na Excitação. Porém, semelhante influência, do estímulo cor, não foi detetada sobre o surgimento de compras por impulso. De acordo com os resultados obtidos, os gestores de uma empresa devem prestar particular atenção, à seleção de cores feita na fase de planeamento da sua loja, de modo que os seus efeitos estejam em consonância com as particularidades do seu produto e/ou serviço.


Trabalho final de Mestrado