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Digital Influencers no Instagram: uma abordagem qualitativa sobre as percepções de especialistas do setor de beleza

Aluno: InÊs Moreira Castelo


Resumo
Com a evolução da era digital e o advento dos social networking sites, o consumidor assume um papel cada vez mais ativo, sendo simultaneamente produtor e consumidor de conteúdos online. Isto levou a um crescente número de oportunidades de influenciar e de ser influenciado através de electronic word of mouth. Surgiram, assim, os digital influencers. O influencer marketing tem-se revelado uma tendência crescente na estratégia digital das empresas, especialmente no setor de Beleza. O Instagram tem-se assumido como um canal de preferência para conduzir as campanhas de influencer marketing devido às suas características e crescente adesão especialmente pelas gerações mais jovens. Apesar da crescente importância atribuída aos digital influencers, por parte das empresas e da academia, a literatura relativa a este tema, dada a sua contemporaneidade, ainda é limitada. Assim, o presente estudo pretende dar continuidade à exploração deste tópico, propondo-se a analisar as perceções e motivações de especialistas do setor de beleza face aos digital influencers e ao influencer marketing no Instagram. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e uma amostragem criteriosa com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas a profissionais do setor de beleza. Os resultados realçam a importância dos digital influencers para as marcas do setor de beleza, a necessidade da liberdade criativa dos digital influencers, a sua autenticidade e credibilidade enquanto fatores chave para uma campanha de sucesso e as dificuldades de medição de retorno de investimento, gestão de recompensação e diferenciação.


Trabalho final de Mestrado