Search button

As Motivações dos Bloggers de Culinária e as Estratégias de Desenvolvimento e de Divulgação dos Blogs

Aluno: Ana Filipa Oliveira MendonÇa


Resumo
Este estudo pretende investigar se as motivações dos bloggers de culinária para criarem e manterem blogs (blogar) influenciam a escolha das estratégias mais importantes para a divulgação dos blogs de culinária. No entanto, o estudo foca-se também nas estratégias de desenvolvimento dos blogs. Para alcançar este objectivo foi elaborado um questionário online a bloggers de culinária portugueses com o intuito de investigar as motivações dos bloggers de culinária, bem como as estratégias mais importantes a utilizar no desenvolvimento e divulgação dos blogs. De acordo com a análise dos dados destacam-se quatro motivações para blogar: a paixão pela culinária / gastronomia, a partilha de receitas e outras informações com outros, o registo/colecção de receitas e outras informações e descobrir conhecimentos, interesses, aprender na interacção com outros. Em relação às estratégias mais importantes foram identificadas treze, das quais se destacam: ?o nome do meu blog ser adequado face ao tema que aborda?, ?escrever posts regulares?, ?escrever posts atractivos e originais? e ?trocar informações com outros blogs de culinária?. Podemos concluir que bloggers com motivações diferentes utilizam as mesmas estratégias e existem casos em que um blogger que tem determinada motivação utiliza várias estratégias para desenvolver e divulgar o seu blog. No final do estudo, concluímos que as motivações dos bloggers influenciam a escolha das estratégias mais importantes que os bloggers de culinária utilizam na divulgação dos blogs, pelo facto de existirem motivações correlacionadas significativamente com as estratégias e existirem motivações que explicam a variação das estratégias dos blogs.


Trabalho final de Mestrado