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Influência do Uso de Cupões de Desconto no Relacionamento Consumidor/Marca

Aluno: Ana ClÁudia Ramusga Pereira


Resumo
Numa época em que a concorrência nos lineares das grandes superfícies é uma constante e que as ofertas ao consumidor não são uma surpresa, é importante tomar as melhores decisões no que respeita ao investimento promocional de um produto. Descontos, placas que mencionam ?leve dois, pague 1?, tudo é legítimo, porém nos dias que correm é necessário apostar em promoções que resultem mais do que no aumento das vendas num determinado período de tempo. A lealdade é algo que faz esse investimento ter um rendimento mais prolongado. O objetivo desta pesquisa visa verificar se a utilização de Cupões de Desconto tem um impacto na lealdade do cliente para com a marca. Deste modo, o presente estudo privilegia a opção promocional na qual a marca disponibiliza cupões de desconto. É de realçar que por cupões de desconto, neste estudo, entende-se vales de desconto que a marca coloca nas embalagens dos seus produtos com desconto imediato ou desconto na próxima compra e não cartões de desconto pertencentes a cadeias de lojas multimarca ou híper e supermercados. Foram estudados os seguintes determinantes: confiança, satisfação do consumidor, valor percebido, sendo intermediados pela lealdade atitudinal e pelo lealdade comportamental, culminando o modelo conceptual na recompra do produto. Percebeu-se que de facto a confiança não teve a importância que a teoria descreve neste tipo de estudo. Concluiu-se igualmente que a utilização de cupões de desconto influência a lealdade para com a marca.


Trabalho final de Mestrado