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A influência dos atributos da embalagem de cereais no processo de decisão do consumidor

Aluno: Alexandra Balelo Silva


Resumo
Dada a crescente competitividade do mercado alimentar de cereais com fibra, associada à preocupação acrescida da população em geral com a saúde, prática de exercício físico e uma alimentação com escolhas mais saudáveis, torna-se essencial o estudo da influência dos atributos das embalagens no processo de decisão do consumidor. Os objetivos definidos para este projeto envolvem o profundo conhecimento do comportamento do consumidor no momento de decisão de compra, o entendimento da utilidade de cada atributo da embalagem e a identificação da combinação preferencial de entre os atributos definidos: Design, Destaque, Cor, Imagem e Forma. A ferramenta de estudo do impacto da embalagem de um bem no comportamento humano, efetuou-se através de um questionário online em que foram obtidas 233 resposta. De modo a recolher os resultados pretendidos foi aplicada a Análise Conjunta, que permitiu a concretização de 8 combinações com base nos níveis dos atributos definidos. Os resultados revelam que o atributo preferido dos inquiridos é o Design, seguido da Imagem, Forma, Destaque e por último, a Cor. E também perceber qual é a combinação preferida dos atributos da embalagem. Implementando a Análise de Clusters é possível concluir que os inquiridos do Cluster 2 têm um agregado familiar mais pequeno e gostam de um design mais elaborado. Pressupõe-se que o facto de pertencer a um agregado familiar mais pequeno implica uma maior disponibilidade temporal para realizar uma compra ponderada. Ao invés do Cluster 1, que apresentam um agregado familiar maior e que gosta de um design mais simples.


Trabalho final de Mestrado