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Plano de Marketing para o grupo "Qiosque Lisboa"

Aluno: Maria AmÉlia Ribeiro Telles Da Silva Dias


Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como propósito a realização de um plano de marketing para o grupo de quiosques, ?Quiosque Lisboa?, a operar no setor dos serviços desde 2016. O lançamento de concursos por parte da Câmara Municipal de Lisboa, para dinamizar os quiosques, aumenta o número de estabelecimentos na cidade e assim, a concorrência à ?Quiosque Lisboa?. Contudo, há uma quebra no fluxo de clientes nos meses de época baixa. Neste sentido, o objetivo deste plano de marketing é apresentar táticas de marketing para atrair mais clientes à ?Quiosque Lisboa?, de forma a atenuar a sazonalidade do negócio. Para tal, foi realizado o diagnóstico empresarial do grupo, avaliada a qualidade tangível do serviço, definidos os objetivos, a estratégia de marketing e por fim, as táticas de marketing-mix. Foi utilizada a metodologia action research. Foram recolhidos dados primários e secundários. Os dados secundários incluem as pesquisas em bases de dados, e os dados primários sobre a realização de duas entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito por questionário, a integrar a escala de Raajpoot (2002), para aferir a opinião dos clientes face à qualidade tangível do serviço. No questionário apurou-se que o grupo tem uma média de qualidade tangível consideravelmente positiva, de 3,85, que se traduz numa perceção do ambiente físico positiva. Também se verificou que a meteorologia tem um peso considerável na procura por estes estabelecimentos. Assim, foram sugeridas várias táticas de marketing-mix com implementação prevista para janeiro de 2019, e com um horizonte de um ano.


Trabalho final de Mestrado