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A Perceção das Marcas Brancas da Categoria Alimentar por Parte dos Consumidores Nacionais

Aluno: JoÃo Tiago Cristo FranÇa


Resumo
A crise económica em Portugal, que já se prolonga há vários anos, tem provocado um empobrecimento progressivo das famílias portuguesas.Esta situação favoreceu o crescimento das marcas próprias da grande distribuição que, por terem preços competitivos e qualidade, transmitem confiança aos cidadãos e induzem a sua compra. A conjugação de todos os factores mencionados alterou significativamente os hábitos de consumo nos últimos anos, sendo cada vez mais o preço um factor decisivo na hora da compra. O trabalho agora desenvolvido é um contributo para a compreensão da percepção que os consumidores nacionais têm das diferentes marcas brancas na área alimentar. Para tal, foram realizados 126 questionários respondidos por cidadãos portugueses, através da internet em formato digital e formato escrito, de diversas faixas etárias, mais especificamente dos 18 aos 70 anos e de ambos os sexos. Espera-se compreender quais as marcas da grande distribuição, nomeadamente do ?Pingo Doce?, ?Continente?, ?Jumbo?, ?Lidl? e ?Intermarché?, são as favoritas dos consumidores nacionais na área alimentar e quais os tipos de produtos adquiridos com maior frequência. A maioria dos inquiridos está bem informada relativamente aos produtos de marca branca.No que diz respeito á qualidade, considera que é semelhante aos produtos de marca do fabricante e a categoria de produto de marca branca mais consumida é a dos produtos congelados.


Trabalho final de Mestrado