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e-business e a internacionalização: percepção das pme's portuguesas

Aluno: Ana Sofia Passos Taborda De Carvalho


Resumo
Face às evoluções tecnológicas e ao fenómeno de globalização, a internacionalização das PMEs torna-se num improrrogável estratégico para a sua sobrevivência no ambiente empresarial. As PMEs enfrentam grandes dificuldades no desenvolvimento de estratégias de internacionalização. O e-business oferece às PMEs formas de servir mercados externos, dissimulando assim algumas das barreiras à internacionalização. A presente investigação tem como objetivos identificar as barreiras à internacionalização tradicional das PMEs portuguesas, estudar a sua perceção sobre as vantagens do e-business para a internacionalização e identificar quais os estímulos para a adoção de estratégias de e-business. O estudo tem uma metodologia exploratória quantitativa e foi administrado um inquérito online a 108 PMEs portuguesas sem experiência de internacionalização, selecionadas pela técnica de juízo. Os resultados mostram que a falta de informação e de conhecimento do mercado, o insuficiente capital financeiro, a falta de contactos no estrangeiros e de apoios à exportação são os principais obstáculos à internacionalização. As funcionalidades de e-business vantajosas para a internacionalização identificadas pelas PMEs são: a possibilidade de aceder a informação diversificada e de criar novas oportunidades de negócio, a capacidade de divulgar/promover em diferentes mercados, de comunicar de forma rápida e interativa, de ligar diretamente com o consumidor/cliente final e de vender diretamente. Por fim, as PMEs são mais propensas a adotar estratégias de e-business face às vantagens específicas da empresa, à perceção da gestão, à estratégia de crescimento internacional, à emergência de mercados atrativos e ao aumento e pressões da concorrência.


Trabalho final de Mestrado