Search button

Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra

Aluno: Francisca Figueiredo Viola Dos Santos


Resumo
O presente Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o desenvolvimento de um plano de marketing, num contexto business-to-consumer, para a Quinta Várzea da Pedra, uma empresa que produz e comercializa vinhos premium. Esta investigação visa aumentar a notoriedade da marca, intensificar a lealdade dos consumidores com a mesma e consequentemente, impulsionar as suas vendas. Com o intuito de determinar estes objetivos e quais as táticas de marketing mais adequadas para os atingir, foi necessário compreender o setor dos vinhos e a sua envolvente e, posteriormente, entender a situação atual da empresa e os seus recursos. Assim, foi adotado um método de investigação misto com um desenho exploratório sequencial, tendo em conta uma abordagem exploratória e uma abordagem descritiva. Foi utilizada ainda, uma estratégia de investigação por inquérito aliada a uma investigação de arquivo e documental, aplicando um horizonte temporal cross-sectional. Primeiramente, realizou-se uma entrevista semiestruturada e de carácter informal à colaboradora do departamento administrativo para que fossem obtidas as informações necessárias à elaboração do plano de marketing. Posteriormente, elaborou-se um inquérito, com recurso a um questionário online, de forma a entender as perceções dos consumidores sobre a marca. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os vinhos da marca são produtos de qualidade consistente e existe uma boa relação qualidade-preço, no entanto apresenta algumas falhas na comunicação e nos pontos de venda. Foi possível concluir ainda que os consumidores da marca não se consideram fiéis à mesma, nem a consideram como primeira escolha, tornando imprescindível a aposta em marketing.


Trabalho final de Mestrado