Aluno: JoÃo Pedro Ramalho Martins
Resumo
Com o recente avanço tecnológico, é possível ouvir música de novas maneiras. Isto
resultou no aumento do valor de mercado da música e no surgimento de diversos serviços
de streaming on-demand com o modelo de negócio freemium. Estes serviços têm sucesso,
especialmente, quando os seus utilizadores convertem a sua subscrição de free para
premium.
O presente trabalho propõe-se a estudar quais as motivações que levam os
consumidores a adotar uma plataforma de streaming de música, e quais as motivações e
características de utilizador que levam à conversão para o serviço premium.
Alguns estudos dedicaram-se a explicar o porquê desta conversão, mas pouco foi
pesquisado no que toca às motivações dos consumidores para distinguir entre diferentes
plataformas. Para aprofundar estas questões, este estudo analisa um conjunto de
motivações e caraterísticas de utilizador como variáveis explicativas em conjunto, de
forma original, não encontrada na literatura. Deste modo, os dados foram obtidos através
de um inquérito online, com uma amostra de 231 utilizadores portugueses de plataformas
de streaming.
Os resultados principais apontam que a satisfação, valor percebido e ubiquidade são
motivações estatisticamente significativas que influenciam positivamente a escolha de
diferentes plataformas. Para além disto, as mesmas motivações, bem como a idade e
ocupação (características de utilizador) mostraram-se impactantes no que diz respeito à
conversão, sendo relevante do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático. No
entanto, os resultados destacam a influência negativa da satisfação e idade nesta compra.
Isto significa que um utilizador altamente satisfeito não se converte e de modo
semelhante, quanto mais velho for o utilizador, menos provável é que a compra ocorra.
Não há evidência estatística que as motivações de descoberta, exclusividade, social e
personalização e as restantes características de utilizador influenciem a conversão de
utilizadores free em utilizadores premium.
Trabalho final de Mestrado