Search button

Os principais motivos que fazem os usuários brasileiros interagirem com empresas no Instagram

Aluno: Bruna Goulart Amorim Ferreira


Resumo
Em um ambiente cada vez mais virtual, os clientes passaram a se envolver e se relacionar muito mais com as empresas. Esse atual paradigma é devido à disseminação do conceito de Web 2.0 que possibilitou o compartilhamento e a criação de conteúdo pelo próprio usuário. O fenômeno dos social media tem transformado a interação e a comunicação entre pessoas em todo o mundo. E isso tem gerado impacto significativo no âmbito da gestão, pois as empresas precisam de aprender e porfiar para desenvolverem e implementarem novas estratégias de comunicação. Devido à essa dinâmica, as empresas têm tido dificuldade em desenvolver suas estratégias de social media. O presente trabalho tratou de identificar os principais motivos que fazem os usuários brasileiros interagirem com empresas no Instagram e perceber as implicações da idade, género e habilitações literárias. Através de uma abordagem quantitativa, foi realizado um inquérito online, a partir do qual foram analisadas 402 respostas válidas. A análise dos dados realizada através do software SPSS, permitiu concluir que para os usuários brasileiros do Instagram, os principais motivos são informações gerais, compra de produtos e serviços e conteúdo de entretenimento e interessante. Esses objetivos ainda variam de acordo com faixa etária e habilitações literárias e o rendimento tem implicações significativas, entretanto, não varia de acordo com o género. Os contributos da presente pesquisa além do enriquecimento acerca do Instagram e motivos de interacção, permitem aos gestores e decisores uma maior compreensão relativamente para definição e planeamento de estratégias de marketing a partir destes insights.


Trabalho final de Mestrado