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GLUTEN-FREE: A INFLUÊNCIA DAS MOTIVAÇÕES NA INTENÇÃO DE CONSUMO DE PRODUTOS SEM GLÚTEN

Aluno: Carolina Maria Espada E Pena


Resumo
O aparecimento de produtos sem glúten em hipermercados e a disseminação dos benefícios da dieta sem glúten têm aumentado a procura e o interesse pelos mesmos nos últimos anos, tanto a nível internacional, como nacional. No entanto, estima-se que apenas aproximadamente 2,5% da população portuguesa tenha doença celíaca, estando impedida por razões de saúde a consumir glúten. Contudo, sendo os maiores consumidores de produtos sem glúten os indivíduos sem necessidades de saúde, torna-se importante entender as motivações de consumo deste tipo de alimentação, dado ser uma temática pouco estudada no nosso país e com fortes oportunidades de mercado. Esta investigação tem como intuito contribuir para um melhor conhecimento relativamente ao consumidor de produtos sem glúten, sem doenças associadas a esta proteína, estudando-se as motivações que influenciam esta intenção de consumo. Para tal, procedeu-se à recolha de informação de natureza quantitativa. Aplicaram-se procedimentos estatísticos com o intuito de testar as hipóteses assumidas no modelo de pesquisa desenvolvido, através de um questionário online administrado a residentes em Portugal, consumidores de produtos sem glúten, sem doenças associadas. Os resultados obtidos sugerem que o auto-conceito influencia positivamente a intenção de consumo de produtos sem glúten, por indivíduos sem patologias associadas As conclusões deste estudo fornecem uma base teórica tanto às empresas como a marketeers, facilitando a comunicação com os consumidores de produtos sem glúten sem necessidades de saúde, conhecendo-os e sabendo o que mais os influencia. Desta forma, contribui-se para o desenvolvimento de novas estratégias de venda numa indústria em expansão em Portugal.


Trabalho final de Mestrado