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Credibilidade do Endorser e o Envolvimento do Cliente com a Marca: uma relação win-win?

Aluno: Ana Cristina Do Nascimento Marinho Moreira


Resumo
Gestão do capital da marca envolve em grande parte o controlo das associações que os consumidores têm com uma marca (Keller,1993). Uma organização pode trabalhar para construir o seu capital da marca e credibilidade por meio do uso de endosso (endorsement) como ferramenta de comunicação. Estudos anteriores sugerem que o endosso de alta celebridade se tornará mais fortemente associado à marca endossada na mente do consumidor (Spry et al., 2009;2010). Este estudo tem como principal objetivo relacionar o envolvimento do cliente com o endorser da marca, com o seu envolvimento do cliente com a marca (customer brand engagement). Baseado nos postulados do Spry et al. (2011) e Hollebeek et al. (2014) o presente estudo investiga o efeito que a credibilidade de endorser e credibilidade da marca tem no envolvimento do cliente com a marca e no capital da marca da perspetiva do cliente. Metodologia aplicada neste estudo é de natureza quantitativa e aos dados foram adquiridos através de um questionário construído na plataforma Qualtrics e divulgado online (N=270). Através da análise dos resultados foram validadas todas as hipóteses deste estudo. Os resultados obtidos demonstraram que a credibilidade do endorser realmente afeta a credibilidade da marca, o capital da marca e o envolvimento do cliente com a marca.


Trabalho final de Mestrado