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Estratégia de Marketing Digital: O caso das Startup

Aluno: Daniela Edite Torres Barreira


Resumo
O contexto atual tem sido marcado pela adoção de novas tecnologias que têm alterado não só o processo de comunicação das empresas com o público, como também a interação entre consumidores e empresas. As redes sociais, as App?s, os conteúdos interativos e as análises do Marketing Digital são hoje essenciais para que os negócios alcancem o consumidor e os resultados pretendidos. Neste sentido, o presente estudo tem como interesse investigar quais as estratégias de marketing digital das startups portuguesas. Para tal,foram realizadas entrevistas a quinze startups de diversos setores de atuação. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o propósito é exploratório, pois pretende-se investigar até que ponto têm estas empresas explorado as ferramentas digitais existentes. Assim, foi criado um guião de entrevista que se divide em quatro dimensões: a aplicação do Marketing Digital, a presença digital, a alocação dos recursos na área digital e a perceção geral acerca da evolução e tendências do Marketing Digital. Os resultados permitiram observar que a grande maioria das startups entrevistadas reconhece a importância do Marketing Digital, estando presente no mundo digital, maioritariamente através das redes sociais, de forma a dar-se a conhecer, sem grandes investimentos. Verificou-se ainda que mais de metade destas empresas utiliza métricas de comunicação e realiza um planeamento das ferramentas de Marketing Digital. Não obstante dos resultados obtidos, a generalização das conclusões poderá estar limitada dado o reduzido número de startups analisadas, bem como a zona geográfica, os cargos dos entrevistados e os setores de atividade das empresas estudas.


Trabalho final de Mestrado