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Politica 2.0.: A atividade dos partidos políticos nas redes sociais

Aluno: PatrÍcia Sofia Meireles Aires Sampaio LourenÇo


Resumo
A evolução da comunicação política tem acompanhado o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação ao longo dos tempos, adotando um modelo baseado no Marketing. Com o surgimento da Internet os políticos/ partidos compreenderam as vantagens da utilização deste novo meio de comunicação. Nos últimos anos, a Internet sofreu uma mudança de paradigma, dando origem à chamada Web 2.0, caracterizada, parcialmente, pelos Social Media. Com o objetivo de criar relacionamento com os cidadãos, os partidos políticos iniciaram um novo tipo de comunicação, tendo por base as ferramentas da Web 2.0, originando a Política 2.0, fundamentada no Marketing Digital. O objetivo do presente estudo é a avaliação do desempenho dos partidos políticos Portugueses em termos de interatividade e envolvimento com os fãs no Facebook, comparando-os com outros partidos políticos de diferentes Países. Para atingir este objetivo realizou-se um estudo quantitativo tendo por base dados recolhidos das plataformas de Facebook dos cinco partidos políticos com maior representação nos sistemas democráticos, de Portugal e de outros quatro Países. A análise dos resultados observados entre diferentes Países foi avaliada através do teste ANOVA. Os resultados obtidos relativamente à interatividade gerada nas plataformas de Facebook dos partidos políticos são distintos entre diferentes Países, enquanto que em termos de envolvimento não é possível diferenciar as plataformas geridas por partidos políticos de diferentes nações. Este estudo contribui com uma visão quantitativa do desempenho dos partidos políticos Portugueses no Facebook, contribuindo com informação relevante para investigações futuras no âmbito da interatividade e envolvimento gerados nesta plataforma digital.


Trabalho final de Mestrado