Search button

A Usabilidade do Website Oficial do Turismo Português e o seu Desempenho como Ferramenta de Marketing Online

Aluno: Rita Isabel De Almeida E Silva


Resumo
O turismo é um setor de informação intensiva que juntamente com o desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a internet através da world wide web, veio potenciar a troca e partilha de informação à escala global. A flexibilidade da internet e a sua capacidade de atingir diferentes mercados-alvo permite às organizações públicas desenvolver estratégias de marketing para cada mercado-alvo e criar temas ou rotas específicas de turismo para fazer face a cada nicho de mercado que pretende atingir, através dos websites oficiais de turismo. Assim, é nesta linha de pensamento que se insere a presente investigação, que tem como propósito avaliar o desempenho do website oficial do turismo português (www.visitportugal.com), através de fatores de usabilidade junto de atuais e potenciais consumidores turísticos do mercado interno. De forma a alcançar respostas concretas para o propósito da investigação, foram realizados testes de usabilidade. Assim, foi possível verificar que o desempenho do website, em alguns aspetos, não potencia a sua finalidade como ferramenta de marketing online. Os novos utilizadores tiveram mais dificuldade em entender, procurar informação e realizar tarefas, demorando mais tempo a terminar o teste. Outros aspetos limitativos do desempenho estão relacionados com erros do próprio sistema do site, que provoca erros diretos e indiretos no utilizador, e com a própria estrutura da página inicial, do menu inicial e dos campos de pesquisa que não facilitam a capacidade do utilizador memorizar como se executam tarefas específicas após algum período de inatividade no mesmo.


Trabalho final de Mestrado