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PERFORMANCE DAS EMPRESAS DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA NAS REDES SOCIAIS - ANÁLISE DO FACEBOOK

Aluno: Rui Miguel Da Silva Ferreira


Resumo
O rápido crescimento das redes sociais, impactou diferentes setores de atividade, incluindo o setor farmacêutico. As empresas deste setor estão pressionadas para responder às necessidades dos seus diferentes stakeholders, que se alteraram drasticamente nos últimos anos. Atendendo às exigências atuais da indústria farmacêutica (IF), com uma regulação apertada, menos delegados de informação médica, crescente necessidade dos doentes serem melhores informados e surgimento de novas alternativas terapêuticas, a utilização das redes sociais, pode assumir um papel relevante para as empresas farmacêuticas (EF) interagirem com os seus stakeholders. Esta investigação tem como objetivo avaliar a utilização do Facebook pelas EF e avaliar a relação entre o perfil destas e a sua performance no Facebook. A metodologia e o modelo concetual utilizados permitiram avaliar a presença e o desempenho das 50 EF com maiores receitas e investimentos em investigação e desenvolvimento (I&D) a nível mundial. Foi efetuada uma análise quantitativa que permitiu avaliar a interatividade e o envolvimento de cada companhia com os seus seguidores no Facebook. Os resultados desta investigação permitiram constatar que a utilização do Facebook não é uma prática adotada pela maioria das EF e que não existe relação entre o envolvimento e interatividade no Facebook com o perfil da companhia (vendas / investimento em I&D / tipo de medicamentos comercializados). A presente investigação efetua uma análise atualizada e global do mercado farmacêutico relativamente à utilização do Facebook. Define um modelo e uma metodologia que poderá ser utilizada em investigações futuras, assim como, deteta áreas de investigação sobre esta temática.


Trabalho final de Mestrado