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Experiência online e influência nas intenções de compra dos consumidores

Aluno: GonÇalo Maria Martins Catarino Galamba De Oliveira


Resumo
A elevada competição no e-commerce tem levado a que as organizações explorem diferentes formas de criar vantagens competitivas para os seus consumidores. Consequentemente, o foco dado na experiência online dos consumidores tem vindo a ganhar destaque. Ainda assim, é necessário desenvolver os conhecimentos sobre a experiência online e os seus possíveis resultados de forma que possam ser criadas relações duradouras com os consumidores. Desta forma, o grande objetivo do presente estudo consiste em desenvolver um modelo que ajude a explicar a influência que a experiência online tem nas intenções de compra dos consumidores. O presente trabalho é de natureza exploratória. Este trata-se de um estudo quantitativo que utiliza uma amostra não probabilística por conveniência. Relativamente ao processo de recolha de dados, foram recolhidos dados primários com recurso a um questionário. Neste, 199 inquiridos providenciaram questionários completos. Estes foram de seguida analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 26. Os resultados obtidos, após análise dos mesmos, permitiram demonstrar que a experiência online influencia a satisfação e confiança nas compras online e que estas demonstraram ser antecedentes das intenções de compra dos consumidores. A nível teórico, a presente dissertação contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre as experiências online completando lacunas na literatura existente. Ao nível prático esta, visa auxiliar os decisores das organizações no desenvolvimento dos seus websites de forma a promoveram experiências online positivas aos seus consumidores com o objetivo de aumentar as intenções de compra dos mesmos.


Trabalho final de Mestrado