Search button

INFLUÊNCIA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO PRODUTO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE CALÇADO DE CORRIDA

Aluno: Joana Patricia GonÇalves Dias Monteiro


Resumo
Esta investigação teve com intuito a análise do perfil do consumidor, a nível das suas características específicas de prática e consumo de calçado em corrida, relacionando com o envolvimento de consumidor na comunicação de características técnico-funcionais da categoria de calçado em estudo. Em paralelo, procurou-se identificar diferentes segmentos/clusters de consumidores de calçado de corrida, com recurso a variáveis de motivação para a prática e estabelecer uma relação com o envolvimento das características técnicas na decisão de compra em calçado de corrida. A metodologia aplicada adotou o método misto, combinando análises quantitativas e qualitativas. Numa primeira instância, foram conduzidas nove entrevistas pessoais semiestruturadas a praticantes e consumidores de calçado em corrida, divididos equitativamente por praticantes de estrada, trail e misto, como forma de compreender atitudes e motivações, na prática e seleção de calçado de corrida. Em seguida, foi aplicado um questionário online, procurando a segmentação dos consumidores, através da análise de clusters. A amostra envolveu 124 inquiridos e foram utilizadas as nove variáveis de motivações das escalas MOMS para extração dos fatores que suportaram a formação dos respetivos segmentos/clusters. Os consumidores de calçado de corrida em estudo, revelaram um elevado envolvimento com as características técnico-funcionais do calçado de corrida que adquirem, derivado da importância atribuída à funcionalidade de acordo com as suas necessidades subjetivas. Comprovou-se que a prática de corrida abarca um conjunto variado de motivações, desde motivos psicológicos, físicos, autoestima, cumprimento de objetivos, afiliação e sentido para a vida.


Trabalho final de Mestrado