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Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no tripadvisor e contributo para a decisão final de compra

Aluno: Telma Cristina Gomes Martins


Resumo
Com a generalização da utilização da Internet, os consumidores ganharam uma nova influência já que podem, mais facilmente e de forma pública, partilhar as suas experiências e expressar as suas opiniões sobre produtos e serviços que experimentaram. Consequentemente, o Electronic Word of Mouth (eWOM) tem vindo a ganhar um poder crescente na decisão de compra dos consumidores. Por esse motivo, a presente dissertação tem como objetivo o conhecimento das motivações dos consumidores portugueses para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor ? um dos maiores sites de viagens, a nível mundial. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online que foi divulgado através do Facebook e por correio eletrónico. Os resultados demonstram que as principais motivações para a realização de comentários online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor estão diretamente relacionadas com experiências positivas (?Colaboração com Empresas?) e experiências negativas (?Preocupações Sociais?). Entre as principais razões para não realizar revisões online estão o esquecimento, falta de interesse e falta de tempo. No que diz respeito ao contributo das revisões online na decisão final de compra, o presente estudo conclui que as revisões online são a segunda fonte de informação mais importante. A maioria dos inquiridos lê as opiniões que são escritas por outros consumidores e acredita que estas opiniões ajudam-nos a tomar uma decisão correta.


Trabalho final de Mestrado