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O Posicionamento Turístico da Costa do Estoril

Aluno: Carla Cristina Mendes Gomes


Resumo
Esta dissertação visou caracterizar melhor os clientes da Costa do Estoril e conhecer o seu posicionamento, contribuindo para a construção do planeamento turístico do destino. A segmentação e o posicionamento assumem uma importância fulcral no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de um destino turístico e dos agentes que nele actuam ou têm relação com ele, nomeadamente para a definição e implementação de estratégias eficazes de divulgação interna e externa junto dos mercados alvo e também para a construção/adaptação, ao nível dos organismos locais e regionais de turismo, de produtos e serviços consentâneos com as características do destino, e com as expectativas e as necessidades do turista. Esta segmentação pode ainda dar um contributo para a construção dos planos de marketing das empresas do sector do turismo, para as que exerçam a sua actividade de forma exclusiva, ou dada a transversalidade deste sector, para as que o fazem de modo complementar. A segmentação é um problema claro de marketing tradicional, mas pouco explorado no âmbito do Turismo em Portugal, sendo de importância vital o seu estudo para uma aplicação de recursos eficaz, coerente e consistente, num sector estratégico para o desenvolvimento da economia nacional. Para tal é importante conhecer-se o ambiente e traçar o perfil do turista que actualmente visita a Costa do Estoril, o seu nível de receptividade e atractividade em relação à oferta existente, os canais de comunicação e distribuição utilizados para conhecimento e aquisição do produto, e a satisfação e expectativas que apresentam.


Trabalho final de Mestrado