Search button

Plano de Marketing para a empresa DIMA-Distribuição Madeira, LDA

Aluno: Laura Catarina Caldeira Teixeira De Miguel


Resumo
Com a realização deste trabalho de projeto, pretende-se elaborar um plano de marketing, para a DIMA-Distribuição Madeira, Lda., empresa distribuidora de produtos turísticos na ilha da Madeira, desde 1990. O principal objetivo é definir uma estratégia de marketing para a empresa, que não dispõe de nenhuma orientação a este nível. Para o ano de 2016, é importante que a empresa fundamente a sua atuação com base em objetivos específicos e estratégias de marketing concretas, para que melhor se adapte às especificidades do setor do turismo. Com este plano de marketing, pretende-se que os objetivos de marketing da empresa sejam cumpridos, nomeadamente alcançar a satisfação, lealdade e envolvimento dos atuais clientes da empresa, e conquistar notoriedade e reconhecimento da marca para potenciais clientes. Neste trabalho de projeto, a metodologia utilizada, numa primeira fase, foi qualitativa, com foco na abordagem de action research, havendo recolha de dados e de informações na empresa; e quantitativa onde foram realizados dois inquéritos por questionário. O primeiro inquérito por questionário foi disponibilizado online, cujo principal objetivo foi apurar o interesse pela compra de souvenirs. O segundo inquérito por questionário foi feito presencialmente aos clientes da empresa, com o intuito de apurar o seu grau de satisfação global com os serviços prestados e produtos fornecidos pela DIMA. Para finalizar, este trabalho de projeto permitiu a definição concreta de ações de marketing que deverão ser desempenhadas por cada colaborador, com vista ao cumprimento dos objetivos, tal como da missão da empresa.


Trabalho final de Mestrado