Aluno: Ana De Melo Bento De Matos
Resumo
Este Trabalho tem como finalidade elaborar um Plano de Marketing Estratégico para a organização sem fins lucrativos, Associação Gap Year Portugal (AGYP). A Associação Gap Year Portugal foi a primeira organização sem fins lucrativos a ser fundada em Portugal, com a intenção de divulgar e promover o conceito de gap year junto dos jovens portugueses.
A elaboração deste projeto justifica-se pelo facto de a organização possuir poucos recursos humanos com fraco know-how, experiência profissional, e constrangimentos financeiros. Este projeto visa definir objetivos estratégicos para a AGYP e delinear um plano para alcançar esses objetivos. Os objetivos genéricos definidos são clarificar o conceito de gap year, identificar os segmentos-alvo relevantes ao nível dos diferentes stakeholders e esclarecer o posicionamento da organização. Relativamente aos objetivos específicos, identifica-se o aumento do número de clientes, voluntários, financiadores e parceiros. Adicionalmente, são sugeridas linhas gerais orientadoras para o marketing-mix.
Este projeto recorreu a técnicas de recolhas de dados mistas, que incluíram recolha de dados secundários e primários, nomeadamente através de entrevistas semiestruturadas ao corpo diretivo da organização, a voluntários, ex-membros da organização, a um parceiro institucional da AGYP e a duas ex-clientes da organização.
Trabalho final de Mestrado