Search button

Plano de Marketing- Dona's Origens do Ocidente

Aluno: Catarina Macieira Condeixa Da ConceiÇÃo Rocha


Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como objectivo principal a formulação de um plano de marketing para a marca "Dona's, Origens do Ocidente" com foco no aumento da notoriedade da marca junto dos consumidores portugueses, bem como aumentar as suas vendas em 15% até ao fim do ano de 2017. A "Dona's, Origens do Ocidente", é uma marca de produtos gourmet tradicionais portugueses inserida no mercado agroalimentar desde 2015. A marca não fabrica qualquer produto do seu portfólio, apenas procurou junto dos melhores produtores de cada região selecionar os melhores produtos para oferecer aos consumidores com o selo da sua marca própria. Para a elaboração deste plano de marketing e de forma a atingir os objetivos referidos acima, a metodologia utilizada seguiu os primeiros passos de Action Research. Os dados primários foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e informal com a proprietária da marca, de um inquérito presencial aos clientes no dia da inauguração da loja e de um questionário online divulgado nas redes sociais, com o objetivo de ajudar na realização da análise interna. Os dados secundários foram usados para ajudar na análise externa, que após a sua realização procurou estabelecer as estratégias e as táticas de marketing a seguir para atingir os objetivos visados. Desta análise foi então concluído, que a comunicação da marca deve ser cuidada pois tem um grande impacto no desenvolvimento e projecção da mesma, uma vez que ainda é muito pouco conhecida.


Trabalho final de Mestrado