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Responsabilidade Social das Empresas e Cadeia de Valor: O Caso Sonae Sierra

Aluno: Joana Catarina Serafim Belo


Resumo
A sustentabilidade tem sido abraçada a diversos níveis na indústria imobiliária com o objectivo de reverter o seu significativo impacto negativo no meio ambiente. Os centros comerciais assumem uma posição particular na indústria imobiliária aos quais é atribuída uma crescente responsabilização social e ambiental por se tratarem de locais de consumo e lazer em grande escala. Os lojistas dos centros comerciais representam a principal fonte geradora de resíduos, pelo que é fundamental que a actividade dos lojistas esteja alinhada com a estratégia de RSE (Responsabilidade Social das Empresas) do centro comercial, para que uma verdadeira sustentabilidade seja atingida. O estudo incide na forma como a empresa Sonae Sierra, que detém, gere e desenvolve centros comerciais, potencia a sustentabilidade da marca junto dos lojistas que integram os seus centros comerciais. Realizou-se um estudo qualitativo com base em entrevistas em profundidade aos lojistas de centros comerciais Sonae Sierra em Portugal, no qual se procurou compreender qual o grau de adopção das práticas de RSE instituídas pela Sonae Sierra. Os lojistas conseguiram identificar várias acções implementadas pela empresa ao nível de RSE mas, de um modo geral, ainda se encontram pouco informados e demonstram pouca iniciativa na condução de um negócio sustentável em todos os sentidos. Algumas das iniciativas impostas pela Sonae Sierra apresentaram elevadas taxas de notoriedade entre os lojistas, o que pode sugerir a implementação de um maior número de práticas e métricas estipuladas a nível contratual.


Trabalho final de Mestrado