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O PAPEL DO MARKETING NA ATIVIDADE POLÍTICA: FACTORES CRÍTICOS NUMA CAMPANHA

Aluno: MÓnica Sofia Lee Castanheira


Resumo
O presente estudo tem como propósito perceber qual é o papel do marketing na actividade política. Isto porque o marketing é, normalmente, uma área voltada para as empresas de grande consumo, que pretendem vender os seus produtos ou serviços aos seus consumidores e clientes, e muitas vezes é esquecido (ou não é tão visível) o papel do marketing nas instituições cujos alvos não são os consumidores. Neste caso em específico, são os eleitores. Esta investigação analisou os factores críticos de sucesso que optimizam a vitória de um candidato político, tendo por base uma abordagem qualitativa, pois permite a exploração mais profunda dos pensamentos e escolhas dos eleitores. Os resultados indicam que factores como a imagem, o discurso, a proximidade aos cidadãos, e as convicções políticas e partidárias que os candidatos apoiam são factores que influenciam a decisão de voto dos eleitores. Para o efeito, o candidato deverá ser alguém que adapte a sua aparência ao cargo que representa, deve ser coerente, credível, adoptar uma linguagem acessível a todos sem se tornar populista, deve ser alguém disponível para lidar de perto com os problemas e as angústias dos cidadãos, e deve ter a capacidade de conseguir a aceitação e a unanimidade da população em geral.


Trabalho final de Mestrado