Aluno: Ana Filipa Sousa Caixeiro Henriques Pereira
Resumo
O Trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo a apresentação de um
plano de marketing para a empresa Vale de Ferreiros que apesar de incidir sobre toda a
temática relacionada com a empresa, explora com maior profundidade a vertente do
turismo equestre. Esta investigação pretende aumentar a notoriedade da marca Vale de
Ferreiros, estudar os seus principais concorrentes que operam no mercado do turismo
equestre, analisar a divulgação dos seus serviços e avaliar as principais potencialidades
que Portugal apresenta para o turismo equestre.
A natureza do estudo é exploratória porque apesar de ser um tema recente sobre o
qual ainda não existe investigação fidedigna torna-se impossível analisar todo o universo
ligado ao turismo equestre. Como consequência desta limitação, selecionou-se as
temáticas mais relevantes, tendo sempre como base a experiência da empresa em análise
e sendo eles: os vários tipos de turismo equestre, o perfil dos potenciais clientes para cada
disciplina, as principais razões que os levam a optar por Vale de Ferreiros, e os meios
utilizados para a promoção da empresa.
Realizou-se uma entrevista ao Gerente da empresa com a finalidade de obter
informações para a elaboração de análise interna e foi divulgado um questionário online
para se perceber se o público em geral tem conhecimentos sobre o turismo equestre.
O projeto agrupa as táticas de marketing-mix que têm como principal objetivo
responder aos objetivos de marketing previamente definidos e a sua implementação
pretende aumentar a notoriedade da empresa.
Trabalho final de Mestrado