Search button

Wine Reputation: Are There Differences Between Red and White Wine?

Aluno: DÉbora Alexandra Encarnado Pereira


Resumo
A Reputação é um conceito relevante em diferentes áreas e face a diferentes temas, tais como personalidades, organizações, produtos e países (Bromley, 2001). Ajustando a teoria existente ao sector do vinho, justificamos a pesquisa com a importância do vinho na economia portuguesa. Assim, identificámos a necessidade de entender diferenças no consumo e percepção do vinho utilizando a Escala de Personalidade de Davies, Chun, Da Silva, & Roper (2004). Porque os valores humanos unificam o diverso leque de interesses de todas as ciências relativas ao comportamento humano (Schwartz, 1992), pretendemos explorar a relação entre os valores dos respondentes e as suas associações ao vinho. Para isso, utilizámos uma abordagem quantitativa com amostra por conveniência (não probabilística), recolhendo 107 questionários válidos de consumidores. Concluímos que o vinho tinto não é considerado como tendo qualidade superior face a outros ou sequer que tenha melhor sabor, particularmente entre as pessoas mais velhas. Em relação ao valor médio por garrafa que a pessoa despende, essa questão não está relacionada com o tipo de vinho preferido. O vinho branco não é associado ao sexo feminino. Também não foi encontrada uma relação significativa entre consumo de vinho pelo sexo feminino e o seu sentimento de liberdade. Da mesma forma, a associação aos valores de aventura e auto-confiança não se relaciona com a preferência por vinho branco.


Trabalho final de Mestrado