Search button

Comportamento de Compra Online da Geração Y em Portugal

Aluno: Sandy De Amaral Figueiredo


Resumo
Resumo A geração Y representa um mercado de jovens adultos e adultos que acompanharam o crescimento exponencial da Internet, e por isso representam um forte atractivo de mercado no âmbito das compras online. Neste estudo é analisado o perfil da geração Y que compra online e analisa-se quais os determinantes da intenção de compra online, incorporando os seguintes factores: utilidade percebida, facilidade de uso percebido, confiança, segurança, privacidade, normas subjectivas, inovação, características do website (conteúdo e design), risco percebido (financeiro, desempenho do produto, perda de tempo/inconveniência); Benefícios Percebidos (conveniência, variedade de produtos, facilidade de compra) e a satisfação. Foi feita uma análise de clusters, sendo que os resultados demonstraram a existência de três perfis de compradores online - os desconfiados, os moderados e os entusiastas. Evidencia-se ainda, através da realização de uma regressão linear múltipla, que os factores satisfação, utilidade percebida, segurança, benefício de conveniência na compra, variedade de produtos e inovação são os factores que apresentaram um impacto positivo e significativo na intenção de comprar online. Palavras-chave Comércio electrónico; Comportamento do consumidor; Compra online; Geração Y; Modelo de Aceitação Tecnológico


Trabalho final de Mestrado