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Mobile Banking: Factores Influenciadores da Utilização das APPS Bancárias

Aluno: Clara Rita Rodrigues Domingos Do Nascimento


Resumo
Os canais electrónicos, fruto do desenvolvimento tecnológico, vieram transformar por completo o relacionamento dos Bancos com os seus clientes, nos últimos anos. O canal de mobile banking, é a mais recente aposta dos Bancos em termos de canais electrónicos apresentando como principais vantagens a redução de custos e a ubiquidade, permitindo aos clientes aceder ao banco em qualquer hora e/ou local, a partir de um smartphone ou tablet com ligação à internet. No entanto, apesar das vantagens de utilização, a taxa de adopção das Apps bancárias fica muito aquém das expectactivas, pelo que se torna crucial conhecer os factores que influenciam o processo de decisão. É nesta perspectiva que surge esta investigação. Construiu-se um modelo de pesquisa resultante da combinação da Teoria da Difusão da Inovação, Risco Percebido, Confiança e características sócio demográficas. As hipóteses formuladas foram testadas, no âmbito de uma análise quantitiva, tendo por base 439 questionários recolhidos online, durante a primeira semana de Setembro de 2012. Concluiu-se que a Compatibilidade e a Complexidade são factores que influenciam directa e positivamente a adopção, de acordo com a literatura existente. Contrariamente às evidências empíricas mais consensuais, a Vantagem Relativa apresentou-se como factor inibidor e o Risco Percebido tal como a Confiança foram considerados insignificantes. O Sexo, a Idade, a Situação Profissional e o Rendimento Anual Líquido revelaram-se predictores de potenciais utilizadores das Apps bancárias.


Trabalho final de Mestrado