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CONSUMIDORES DE PALMO E MEIO - ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INFLUÊNCIA E DAS TÉCNICAS DE PERSUASÃO UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS NAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS

Aluno: Ana Margarida Abrantes Elias Carvalho Saraiva


Resumo
As crianças de acordo com o seu desenvolvimento, tanto cognitivo como social, tornam-se membros influenciadores da família. Esta, sendo o seu primeiro suporte ao longo da sua vida, é o primeiro com quem interage. A criança observa o comportamento dos pais e está atento à comunicação utilizada. Dada a importância da criança, esta investigação pretende compreender o perfil da criança enquanto consumidora e o seu papel influente nas decisões de compra da família. Pretende-se entender a relevância da família e das suas características nas escolhas da criança, analisar as táticas de influência e a capacidade dos pais em acederem ou não aos pedidos dos filhos entre os 3-14 anos. Para uma análise concreta, a pesquisa assume uma abordagem quantitativa. Foram recolhidos dados através de um inquérito por questionário online, utilizando-se para isso uma amostra não probabilística por bola de neve, de 488 inquiridos, sendo a amostra final de 402 respostas. De acordo com os resultados obtidos, há uma associação entre a escolaridade dos pais e a importância da opinião da criança nas decisões de compra. Para a amostra em estudo, a família é o principal agente de socialização da criança. As crianças utilizam maioritariamente a tática da persuasão para a faixa etária dos 3-6 anos e dos 11-14 anos e influenciam essencialmente para produtos como as mercearias doces, brinquedos e vestuário. Para as empresas, compreenderem as motivações de compra bem como as situações de influência, permite de forma mais concreta definir e direcionar as suas campanhas de marketing.


Trabalho final de Mestrado