Search button

PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA A EMPRESA DE GESTÃO DE ALOJAMENTO LOCAL BUUKAPARTMENTS

Aluno: Filipa Correia Mendes


Resumo
Este trabalho de projeto tem como objetivo desenvolver um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a organização Buukapartments, empresa de gestão de alojamento local, para o ano de 2019. O crescimento da Buukapartments depois de dois anos no ativo, aliado à crescente concorrência do mercado e às alterações legais no alojamento local, levam agora a organização a investir no planeamento da sua comunicação. A execução deste plano pretende aumentar a notoriedade da marca no mercado onde atua, junto dos atuais e potenciais clientes, com o intuito de aumentar o número de clientes. Adicionalmente, é necessário fidelizar os atuais clientes mantendo a sua satisfação. Na realização do plano, é necessário proceder a uma análise do contexto da organização para que, posteriormente, se definam estratégias e táticas de comunicação a implementar em 2019. Para o conhecimento do mercado, do negócio de gestão de alojamento local e da empresa, realizou-se um estudo descritivo, recorrendo a uma metodologia mix-method, com a concretização de uma entrevista semiestruturada ao CEO, e inquéritos por questionário aos colaboradores e clientes. A estratégia de metodologia utilizada foi a action research, com vista à implementação e gestão da mudança, com um período cross-section, justificado pelas características de um plano e também pelo período disponível para a realização deste Trabalho Final de Mestrado. Os resultados obtidos permitiram identificar objetivos de comunicação, necessidades dos diferentes públicos e o processo de tomada de decisão dos clientes, tendo sido possível definir estratégias de comunicação a serem implementadas pela organização para alcançar os objetivos.


Trabalho final de Mestrado