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Análise qualitativa sobre a relação existente entre os conceitos de networking e de marketing pessoal

Aluno: Rita Alexandra Oliveira Pelica


Resumo
Na sociedade de conhecimento em que vivemos, networking e marketing pessoal são conceitos muito actuais, a julgar pelo crescente número de iniciativas que têm surgido a nível global. Verifica-se que os portugueses são early adopters, não só pela utilização e adaptação no mercado português de conceitos e plataformas já testados internacionalmente, como no desenvolvimento de iniciativas próprias (empreendedorismo 100% português), tanto a nível presencial (por ex., na organização e participação em workshops e eventos), como online (nas designadas redes sociais e plataformas de colaboração). Face à escassez de literatura científica existente sobre a relação entre estes dois conceitos, academicamente detectou-se a oportunidade de investigar a natureza dessa relação. Foi realizada uma investigação qualitativa e exploratória, para se procurar obter uma perspectiva portuguesa. As questões de investigação que se colocaram evidenciaram que (1) o networking é utilizado, consciente e objectivamente, como ferramenta de marketing pessoal; (2) os indivíduos têm uma clara noção da importância da sua marca pessoal (personal brand); (3) existem motivações subjacentes ao desenvolvimento das actividades de networking; (4) há características, competências e valores pessoais associados ao perfil pessoal de um networker; (5) os indivíduos criam, mantêm e actualizam as suas redes pessoais para atingirem determinados objectivos (pessoais e/ou profissionais); (6) existem benefícios reais que os networkers têm retirado das suas actividades; (7) existem várias ferramentas de networking (presenciais e online) utilizadas por networkers portugueses.


Trabalho final de Mestrado