Search button

BARREIRAS E FATORES MOTIVACIONAIS NA COMPRA DE COSMÉTICOS POR CATÁLOGO COM VENDEDOR

Aluno: InÊs Sofia Miguel Jorge


Resumo
Ao longo das últimas décadas têm-se assistido a grandes mudanças no estilo de vida dos consumidores afetando, consequentemente, os seus padrões de consumo. A falta de tempo e a comodidade de comprar em casa pode justificar o grande crescimento da venda direta por catálogo com vendedor. O presente estudo tem como principal objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens percecionadas pelos consumidores e analisar o impacto do perfil sociodemográfico (e.q. idade, sexo, rendimento) na intenção de compra através deste tipo de canal. Foi adotada uma abordagem quantitativa, tendo os dados sido obtidos através de questionário online. Os resultados revelam que poucos respondentes nunca fizeram compras através de venda direta, revelando uma aceitação da venda direta por parte dos compradores. A vantagem percebida de poder comprar em casa destacou-se, tanto para compradores como para não compradores, enquanto a insistência da força de vendas constitui a principal desvantagem na perspetiva dos mesmos. Conclui-se também que alguns fatores sociodemográficos influenciam positivamente a intenção de compra futura. Foram também apresentadas propostas de investigação futura de modo a continuar a análise do tema em constante crescimento.


Trabalho final de Mestrado