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O Impacto do Valor da Marca na Decisão de Compra dos Consumidores. O exemplo das Marcas de Cuidado Capilar

Aluno: Vera SÉlÉne Mendes


Resumo
O conceito de decisão de compra é bastante discutido na literatura de comportamento do consumidor, normalmente com o propósito de perceber qual é o processo de tomada de decisão dos consumidores. A problemática do valor da marca encontra-se posicionada na perspetiva do consumidor, em também inúmeros estudos. O presente estudo tenciona juntar as duas problemáticas, com o intuito de analisar a relação entre ambas. É bastante importante entender se o valor da marca tem impacto na decisão de compra dos consumidores, tendo em conta as diversas variáveis e percepções consideradas para o estudo. Este trabalho baseia-se no exemplo de uma categoria de produtos de baixo envolvimento, os cuidados capilares. Os cuidados capilares fazem parte da rotina diária de qualquer pessoa, sendo as várias marcas de cuidado capilar muito utilizadas, por todo o tipo de consumidores. Assim, este estudo tem em vista dar resposta ao seguinte problema: ?Será que o valor da marca afeta a decisão de compra dos consumidores das marcas de cuidado capilar??. Para o efeito, foram analisadas as quatro dimensões do valor da marca do modelo proposto por Aaker (1991). O que se verificou através da realização de uma análise quantitativa, é que o valor da marca e as suas dimensões, notoriedade da marca, associações da marca, qualidade percebida e lealdade à marca, realmente têm um impacto positivo sobre a decisão de compra.


Trabalho final de Mestrado