Search button

FATORES DE MOTIVAÇÃO E DE LIMITAÇÃO DA COMPRA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS

Aluno: TomÁs Filipe VenÂncio Santos


Resumo
Na sociedade atual a compra de produtos biológicos surge como uma alternativa sustentável aos produtos provenientes de processos intensivos de produção. A ausência de agroquímicos no método de cultivo biológico proporciona benefícios para a saúde, sendo este um dos principais fatores motivadores da compra. Este estudo apresenta como principal objetivo a análise das motivações e limitações da compra de produtos biológicos. Com esta finalidade, foi desenvolvido um estudo em profundidade a compradores selecionados num mercado biológico localizado na região de Lisboa. O preço elevado dos produtos biológicos tem sido alvo de diferentes estudos nos últimos anos, apresentando-se como um dos fatores limitadores de compra. Contudo, embora exista consciência deste preço premium face aos produtos convencionais, os compradores biológicos afirmam comprar não unicamente um produto mas sim um conjunto de valores associados ao mesmo. Todos os fatores motivadores e limitadores em análise apresentam um impacto diferente no processo de aquisição, variando de comprador para comprador, sendo o grau de envolvimento com a vertente biológica um aspeto determinante.


Trabalho final de Mestrado