Search button

PROCESSO DE DECISÃO DA GERAÇÃO Z NA REALIZAÇÃO DE VIAGENS

Aluno: Beatriz Brito Da Costa Barbosa De Sotomayor


Resumo
A geração Z tem vindo a revolucionar todos os mercados devido aos seus comportamentos e padrões de consumo distintos, sendo, por isso, uma das gerações mais importantes e influentes da atualidade. Para esta geração, o turismo representa um meio de experienciar toda a diversidade e singularidade no mundo. Consequentemente, a geração Z tem vindo a modificar o setor do turismo, alterando, por exemplo, as ofertas turísticas de modo a que estas se adaptem aos seus desejos e necessidades específicas. Assim, é importante compreender o comportamento desta geração, num contexto de turismo. A presente dissertação pretende compreender o processo de tomada de decisão da geração Z nas viagens turísticas, procurando evidenciar as caraterísticas desta geração num contexto de turismo, e destas, quais as mais relevantes no processo de decisão ao longo das diferentes fases da viagem. Foi realizado um estudo qualitativo, com uma amostra não-probabilística por conveniência, com recurso a oito entrevistas em profundidade a jovens da geração Z com experiência e gosto em viajar. O estudo adotou uma abordagem interpretativista em que os resultados obtidos sugerem que, entre as caraterísticas identificadas, a consciência económica e a opinião dos outros são as que mais impacto e influência têm no processo de tomada de decisão da geração Z, estando presentes na maioria das fases do processo.


Trabalho final de Mestrado