Search button

COMO EVOLUÍRAM AS ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS DAS FMCGs? DESDE 2012? (ESTUDO DE CASO)

Aluno: Pedro Miguel FrazÃo Barardo De Oliveira Duarte


Resumo
Este estudo de caso pretende analisar a evolução da estratégia promocional das empresas de grande consumo em Portugal, desde 2012, após a campanha promocional do Pingo Doce, a 1 de maio do mesmo ano. O objetivo é compreender como é que as FMCGs? reagiram e criaram estratégias para combater ou alinhar-se com uma dinâmica promocional agressiva. São abordadas temáticas de pricing, ajustamento de preço e relacionamento entre produtores e retalho, que têm sido pouco estudadas e podem ter relevância para compreender a dinâmica promocional no nosso país. Adotou-se uma abordagem qualitativa e estratégia de estudo de caso. Assim, foram conduzidas diversas entrevistas informais ao longo de meses, juntamente com entrevistas estruturadas a peritos de FMCG. Concluiu-se, no final deste estudo, que as FMCGs? líderes de categoria se tornaram parceiros estratégicos dos retalhistas, trabalhando em colaboração com estes e alinhando conjuntamente as estratégias promocionais. Desta forma, foi possível criar um maior equilíbrio de poder entre ambos os lados. Acrescente-se ainda que, recentemente, surgiu um novo conceito de pricing, Every Day Promo Price, com frequências promocionais constantes. Para que tal aumento de frequência fosse sustentável para as FMCGs?, foi necessário negociar uma redução na profundidade de desconto.


Trabalho final de Mestrado