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Estudo Exploratório das Preferências dos Consumidores de Vinho Verde em Portugal

Aluno: Maria Teresa Martinho De SÁ


Resumo
RESUMO O setor vitivinícola representa um contributo importante para a economia nacional. O vinho Verde é um vinho com caraterísticas únicas sendo um dos muitos tipos de vinhos que Portugal tem para oferecer. O presente estudo tem como objetivos identificar os atributos mais importantes para a compra de vinho Verde, identificar os hábitos de compra e de consumo e calcular a utilidade dos atributos chave na escolha do vinho Verde. Utilizou-se uma investigação amostra não probabilística por conveniência de 193 inquiridos, administrado através de ferramentas online, estando disponível aproximadamente três semanas para o efeito. A técnica de análise utilizada na dissertação foi a Análise Conjunta, agrupando em combinações os atributos identificados como importantes: Preço, Sabor, Recomendação, Indicação de Casta e Notoriedade da Marca. As conclusões do estudo são: o consumidor tipo é maioritariamente do género feminino, com idades compreendidas entre os "25 aos 34 anos", possuidor de grau académico e com um rendimento mensal líquido inferior a 2000?; consome o produto ocasionalmente em e festas/eventos; é o próprio consumidor que adquire o produto e a sua escolha é determinada pela recomendação de amigos e familiares. Os atributos mais valorizados são por ordem decrescente de importância são o preço, o sabor a recomendação de terceiros e em último lugar a casta e a notoriedade da marca. A confirmação destes resultados, contudo, pressuporá alargar e diversificar a amostra de inquiridos por forma a obter resultados mais robustos.


Trabalho final de Mestrado