Aluno: Rita Maria Matos Orcinha
Resumo
A reputação pode ser vista como um conjunto das perceções dos stakeholders,
que refletem tanto a imagem como a identidade da organização (Davies, Chun, Silva, &
Roper, 2001). A presença do líder como referência principal nas organizações e a
possibilidade da sua reputação estar associada à reputação da organização que lidera
tem sido objeto de estudo, nem sempre conclusivos.
Esta dissertação pretende compreender se existe uma associação entre a
reputação do líder e a reputação da empresa que o mesmo lidera. Estuda-se essa
associação no contexto empresarial de três organizações – Facebook, Instagram e
WhatsApp, detidas pela mesma pessoa – Mark Zuckerberg. É utilizada a perspetiva de
reputação de Davies, Chun, Silva e Roper (2001) e o instrumento de medida é a Escala
de Carácter Corporativo.
Foi realizado um estudo quantitativo, com uma amostra por conveniência, através
de um inquérito por questionário aplicado online com 304 respostas válidas. Os
resultados obtidos indicam que existe uma possível relação entre a reputação do líder
e a reputação da empresa que lidera, uma vez que, apesar das perceções de reputação
não serem idênticas, existe uma correlação positiva entre ambas, no qual se realçam
as dimensões de empreendedorismo, sofisticação e concordância.
Trabalho final de Mestrado