Aluno: InÊs Monteiro Piteira Pereira TomÁs
Resumo
Esta dissertação procura compreender as diferenças de comportamento entre homens e mulheres no processo de tomada de decisão do vinho na área do retalho alimentar, em Portugal.
O principal objetivo deste estudo é, então, compreender quais os atributos mais relevantes consoante o sexo, e quais as variáveis que impactam de forma diferente os homens e as mulheres no ato de compra de vinho, no ponto de venda.
A metodologia adotada foi quantitativa, com recurso à observação, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência de 75 indivíduos.
Os resultados deste estudo levam a concluir que existem variáveis inerentes ao processo de tomada de decisão que variam consoante o sexo, como o tempo de tomada de decisão em loja e o dia efetivo da compra. Por sua vez, os principais atributos extrínsecos associados ao vinho analisados, influenciam a escolha do consumidor, independentemente de ser homem ou mulher, como é o caso do preço e da região.
Trabalho final de Mestrado