Search button

Plano de Marketing para o negócio de comércio sustentável Maria Granel

Aluno: Maria LuÍsa Da Costa Pires


Resumo
O presente Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo a criação de um plano de marketing para a empresa de comércio sustentável Maria Granel. A marca comercializa produtos biológicos exclusivamente a granel e serviços associados às temáticas de Sustentabilidade e Zero Waste. Este projeto tem como principais objetivos aumentar a notoriedade da marca e desenvolver o relacionamento digital da mesma com o consumidor. De forma a estruturar os objetivos e estratégias associadas, foi desenvolvido um estudo com base na análise do mercado e todas as suas envolventes, bem como da empresa em profundidade. Este seguiu uma metodologia mista, com recurso a recolha de dados qualitativa e quantitativa. A investigação de caráter exploratório e posteriormente descritivo seguiu estratégias de inquérito e investigação de arquivo e documental, de acordo com um desenho cross-sectional. Foi realizada uma entrevista formal semiestruturada à cofundadora da empresa, que serviu de base à execução de um inquérito, com a finalidade de compreender a perceção do consumidor acerca da marca e de práticas sustentáveis. As principais conclusões do estudo indicam as limitações que os potenciais consumidores ainda têm face a este tipo de comércio, como o preço ou a praticidade do processo de compra. O plano de marketing realizado tem em vista estratégias que cumpram os principais objetivos: fidelizar o público atual e alcançar um público mais jovem, contribuindo para o desenvolvimento digital da marca. Esta investigação é relevante para pesquisa académica futura e na aplicação empresarial à marca Maria Granel, bem como a outros negócios do setor.


Trabalho final de Mestrado