Search button

Comportamento do Consumidor no Retalho: O Impacto dos Aromas

Aluno: Nabila Sikander Mahomed


Resumo
O marketing sensorial tem vindo a transformar-se numa ferramenta relevante para diferenciação no mercado cada vez mais competitivo e globalizado. A literatura disponível aponta para o uso de aromas na gestão de marcas. Todavia, os estudos negligenciam a importância da intensidade do aroma e muito particularmente de produtos de consumo diário e comum. Este estudo explora a forma como o aroma do pão afeta o comportamento dos consumidores, suportada por dados recolhidos através de um questionário original aplicado a 293 clientes de uma loja de retalho de produtos alimentares, a fim de explorar esta relação. Os resultados obtidos indicam claramente que a intensidade do aroma tem uma influência positiva sobre a forma como os consumidores avaliam a imagem e o ambiente geral da loja assim como a qualidade de oferta dos produtos, a intenção de retorno e as respostas emocionais. Portanto, os profissionais de marketing devem estar cientes do papel do aroma nos produtos diários de modo a melhorar o reconhecimento, as avaliações dos produtos e a intenção de retornar à loja.


Trabalho final de Mestrado