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Motivações dos atletas e a sua satisfação, lealdade e fidelização

Aluno: Filipa Pimenta SebastiÃo


Resumo
Nas últimas décadas, o desporto, vem-se firmando como um setor de atividade em enorme expansão. A adaptação do papel do marketing na área desportiva e sistemas de gestão, tem como objetivo fortalecer relações duradouras. Esta dissertação estuda o impacto real das motivações dos atletas na satisfação, lealdade e fidelização dentro de um clube desportivo. Pretende-se identificar o tipo de motivação determinante para a prática de ginástica e verificar a associação desta na satisfação, lealdade e fidelização à organização desportiva da sua prática. A investigação assenta numa abordagem qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, a atletas do Clube de Ginástica de Almada de forma a compreender em profundidade as suas motivações e a sua ligação com o clube. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a motivação extrínseca e regulação identificada são os tipos de motivação que mais levam os atletas à prática gímnica e que a satisfação dos atletas não é um indicador de fidelização e lealdade. Conclui-se, ainda, que não é evidente qualquer associação entre a motivação dos atletas e a sua satisfação, fidelização e lealdade para com o clube. Do ponto de vista académico, este estudo contribui para a literatura existente sobre a questão da motivação, satisfação, lealdade e fidelização dos desportistas nas suas relações institucionais numa perspetiva qualitativa, ponto de partida para futuros trabalhos académicos. A nível empresarial, esta investigação oferece insights á gestão de marketing desportivo, precioso contributo na definição de estratégias que visem a construção e manutenção de relações institucionais de longa duração.


Trabalho final de Mestrado