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A utilização da Web 2.0 como ferramenta de comunicação para as marcas em Portugal - Um estudo de caso múltiplo

Aluno: Teresa Maria Madeira Calado


Resumo
A revolução digital e comunicacional que actualmente vivemos, está a provocar fortes alterações dentro dos meios e técnicas de comunicação e das marcas. A difusão de conceitos como Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e Facebook está à vista de todos e este tipo de conectividade já provou que pode ser responsável por grandes mudanças sociais, tecnológicas e económicas, afectando os modelos de comunicação tradicionais, influenciando também as formas de organização social onde o sujeito se insere. Com este Trabalho Final de Mestrado, pretende-se compreender como a Web 2.0, e de uma forma mais específica a rede social Facebook, representa novas ferramentas de comunicação para as marcas em Portugal. Toda a investigação depende ainda da compreensão de conceitos integrados na temática em análise, os quais são a Gestão e a Comunicação de Marca, Internet, Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e Métricas e Indicadores-Chave de Performance em Social Media. De forma a dar resposta às questões de investigação deste trabalho, foi feito um estudo de caso múltiplo onde são analisadas três grandes empresas nacionais, com objectivos e papéis distintos nesta relação comunicacional nos meios digitais. Com este estudo conseguiu-se alcançar perspectivas interessantes para compreender de uma forma mais aprofundada, como é que as marcas e as agências prestadoras de serviços externos de comunicação percepcionam o fenómeno mencionado e de que forma este contribui para a comunicação das marcas em Portugal.


Trabalho final de Mestrado