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Responsabilidade Social das Empresas e os Consumidores: A Articulação Necessária

Aluno: Paula Alexandra Monsanto Da Silva Marques


Resumo
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) veio para ficar e consolida-se como atividade core para o equilíbrio económico de longo prazo, numa era em que os negócios e a sociedade caminham juntos. No entanto, algumas empresas ainda não concretizam a RSE de modo produtivo, pois necessitam definir os pontos de interceção com o seu negócio e compreender a articulação necessária na sua relação com os stakeholders. É especificamente, na ligação com o consumidor, que incide esta investigação, aferindo o estado de arte português sobre o que os inquiridos sabem sobre a RSE, a informação que têm e pesquisam, qual a importância que lhe dão e como se comportam face a empresas que investem e atuam numa estratégia socialmente responsável. Para resposta a estes pontos e com base em estudos anteriores, construiu-se um modelo concetual e formularam-se hipóteses, que foram testadas com base nos dados recolhidos a 370 inquiridos, por aplicação de um questionário online. Deste modo, foi possível verificar que os consumidores portugueses sabem o que é a RSE, concordam que esta é importante para o bem-estar da sociedade, avaliam-na positivamente e estão dispostos a favorecer a empresas socialmente responsáveis, desde que as percecionem como tal e não tenham que ceder perante atributos essenciais, como a qualidade e o preço. Concluiu-se também que é imprescindível que as empresas divulguem ativamente as suas atividades, para que possam ser reconhecidas por estas.


Trabalho final de Mestrado