Aluno: Sara Neves Sena AlÇada Ribeiro
Resumo
Resumo
O conceito de brand equity (capital da marca) tem uma elevada importância no mercado. Refere-se ao valor que um produto tem para os consumidores e para a empresa e evolui quando está associado a um conjunto de elementos únicos que definem o conceito da marca.
O mercado dos vinhos está saturado, o que torna o processo de decisão de compra complexo.
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância das dimensões do capital da marca (qualidade percebida, lealdade à marca, notoriedade da marca e associações à marca), segundo o modelo conceptual de Aaker (1991), na avaliação do capital da marca dos vinhos espumantes Fita Azul.
Este estudo é exploratório e utiliza o método quantitativo por questionário realizado a uma amostra não probabilística de 103 consumidores portugueses de vinhos espumantes.
Os resultados obtidos indicam que as dimensões analisadas contribuem de forma positiva para o capital da marca dos vinhos espumantes Fita Azul. A dimensão que apresenta maior importância na avaliação do capital da marca é a notoriedade da marca.
Trabalho final de Mestrado