Search button

"A utilização do Balanced Scorecard na formulação da estratégia de marketing: o caso do Instituto Politécnico de Setúbal"

Aluno: Maria Alexandra Vieira FrazÃo


Resumo
RESUMO Uma gestão estratégica que torne uma organização líder no mercado em que se insere e permita uma constante adaptação às exigências e desafios que vão surgindo, assim como o envolvimento e o empenho de todos os funcionários, é o objetivo de qualquer gestor. Estes conceitos são amplamente discutidos há já vários anos no seio empresarial, mas a sua adaptação aos organismos públicos é relativamente recente. Este estudo, exploratório e descritivo, foi realizado com o propósito de compreender o processo subjacente à utilização da ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC), num departamento de uma instituição pública, a atuar no mercado do ensino superior. Os dados para o desenvolvimento do estudo de caso foram obtidos através da realização de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação direta. Os resultados obtidos mostraram que a utilização do BSC num departamento de Imagem e Comunicação apresenta vantagens como influenciar positivamente a forma como a instituição comunica com os seus diferentes públicos; contribuir para o envolvimento de todos na consecução da estratégia da instituição e alinhar as atividades diárias com os objetivos estratégicos da instituição.


Trabalho final de Mestrado