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Fatores Criticos de Sucesso- Audi e Volkswagen Veículos Comerciais

Aluno: Bruno De Almeida Esteves


Resumo
Numa sociedade marcada pela crise económica e com a instabilidade que o setor automóvel atravessa, torna-se essencial para as organizações conseguirem ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, procurando manter as suas vendas. Os FCS (Fatores Críticos de Sucesso), apesar de possuírem diferentes significados na literatura, são considerados áreas essenciais para que a organização seja bem-sucedida. Deste modo, o presente trabalho de investigação centra-se na identificação dos FCS de duas marcas automóveis de grande sucesso em Portugal, Audi e Volkswagen Veículos Comerciais (VW VC), procurando também identificar as diferenças entre as duas marcas relativamente aos seus clientes. De forma a cumprir o objetivo deste trabalho, efetuou-se uma revisão do estado de arte, a partir do qual foi possível a formulação de várias hipóteses empíricas. Como método de recolha de dados foi utilizado o método quantitativo, através da técnica do questionário aplicado a 88 sujeitos. As principais conclusões obtidas evidenciam a existência de uma correlação estatisticamente significativa relativamente à importância da definição dos FCS, aos FCS pelos quais as marcas e os clientes respondem e aos níveis de importância atribuídos aos mesmos.


Trabalho final de Mestrado