Search button

Estratégias de Distribuição no Comércio de Rua - A Escolha da Localização e o seu Impacto em Empresas do Setor da Restauração

Aluno: SÓnia Cristina Conde Ferreira


Resumo
Este estudo tem como principal objetivo identificar as estratégias de distribuição dos retalhistas do setor da restauração, nomeadamente a nível da localização dos seus espaços, assim como identificar as estratégias de segmentação, público-alvo, diferenciação e posicionamento adotadas pelos mesmos. Pretende-se, de igual modo, verificar se existe algum padrão na tomada de decisão e, por fim, verificar se existe alguma relação entre a localização dos espaços e o sucesso alcançado pelos espaços analisados. Neste sentido, foi elaborada uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo sido realizadas entrevistas em profundidade semi-estruturadas a nove retalhistas do setor da restauração, situados no distrito de Lisboa. Conclui-se então que, de uma forma geral, derivado aos seus conceitos diferenciadores, produtos de grande qualidade e atendimento personalizado, os espaços entrevistados dirigem-se a consumidores de classes mais elevada e com algum poder de compra. Conclui-se que a estratégia dos retalhistas foi optar por zonas centrais, históricas, de grande fluxo empresarial, zonas de grande passagem, próximas de pontos de lazer e turismo, ou seja, zonas onde estão inseridos os targets destes espaços. Conclui-se também que esta estratégia vai ao encontro da política e dos objetivos dos espaços, fazendo com que estes tenham vantagem competitiva perante outros do mesmo género, mas com outras localizações, representando assim, um fator-chave para o sucesso dos espaços.


Trabalho final de Mestrado